Saltar para o conteúdo

Nos tempos atuais, todos nos deparamos com dificuldades e desafios que, por vezes, são difíceis de superar. As dificuldades que se vivem atingem todos e os números de animais na rua não pára de aumentar.
Uma das maiores necessidades neste momento é uma esterilização massiva dos animais de rua para evitar que a situação se complique ainda mais.

𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐣á 𝐞𝐱𝐢𝐬𝐭𝐞?
Existem um projeto a decorrer, já legislado, denominado Projeto CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) mas que, infelizmente, é apenas aplicado a gatos. Este projeto consiste na recolha, esterilização e Devolução dos animais ao seu meio. Consiste ainda na identificação de todas as colónias para sua monitorização e assim poder fornecer comida, abrigo e tratamentos médicos, quando necessário, a estes animais.

𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐩𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫?
Contactámos a Câmara Municipal de Loulé e apresentámos a proposta, que foi entretanto aceite. É Importante também referir que a mesma identidade havia atribuído um apoio de 40.000€ ao abrigo, o qual agradecemos, e que será utilizado neste projeto. O nosso objetivo é esterilizar 1500 gatos, anualmente, porque, na nossa opinião, menos do que esta quantidade não irá resolver o problema a curto prazo. O valor dispensado representa para nós uma excelente ajuda, a qual agradecemos, mas não irá, infelizmente, cobrir este elevado número de esterilizações além de que todo o material necessário, como armadilhas, é bastante dispendioso. Tomámos, por isso, a iniciativa de contactar todas as Juntas de Freguesia do concelho para apresentar o projeto. Embora ainda aguardemos a resposta de algumas, a resposta tem sido bastante positiva. Já foram efetuadas reuniões com cinco delas e duas já estão, inclusive, com protocolo assinado o que significa que iremos receber um valor monetário de cada uma permitindo-nos trabalhar todos juntos em conformidade. Um dos grandes objetivos é desenvolver este projeto com a comunidade. Contactámos o Estabelecimento Prisional de Silves que se prontificou a colaborar, em regime de voluntariado, com a construção de abrigos para gatos, tendo já concluído a construção de quatro.
Estes abrigos terão duas tipologias diferentes: um T5, para colónias mais pequenas, e um T10, para colónias maiores. Nem todas as colónias vão necessitar da implementação de um destes abrigos porque algumas já têm um local para os animais pernoitarem.
A construção dos abrigos requer muito material, principalmente madeira, e , com a subida acentuada do preço dos mesmos, foi necessário procurar apoios e donativos. Contactámos as empresas INFRAMOURA, INFRAQUINTA E INFRALOBO que se prontificaram, imediatamente, a ajudar e irão fornecer os materiais necessários para a construção dos abrigos. Os protocolos já foram assinados e os primeiros quatro abrigos estão prontos.

O ARA vai ser responsável por providenciar alimentação aos animais através de campanhas de recolha de alimentos organizadas pelo abrigo ,através de parcerias que temos com a ANIMALIFE, KIWOKO entre outros, onde serão inseridos voluntários, alunos de escolas e colaboradores que conheçam a localização das colónias.
Este projeto está a decorrer no Concelho de Loulé o que comporta, devido à sua extensa área, milhares de gatos.
Possuímos parceria com uma clinica veterinária onde serão feitas as esterilizações e providenciados todos os cuidados necessários aos animais.
Seremos, igualmente, responsáveis por sinalizar as colónias bem como, fotografar todos os animais que são esterilizados para posterior contabilidade e controlo de população.
Precisamos, para este projeto, de mais voluntários residentes na zona para nos ajudar na identificação de colónias, a sua manutenção e participação em campanhas de recolhas de alimento.
Aceitamos , igualmente, donativos de alimentação, resguardos bem como, caso tenham e possam dispensar, armadilhas e transportadoras.
Agradecemos a todos os que colaboram, os que oferecem o seu tempo a esta causa, a todos os donativos e esperamos poder contar com todos para ajudar estes animais que, de uma forma ou de outra, são de todos nós.

Obrigado!

Voltar para o topo