Saltar para o conteúdo
Através da Workaway (plataforma de voluntariado), recebemos voluntários de todo o mundo que chegam ao nosso abrigo para nos ajudar.
Há cerca de um mês a situação foi invertida e recebemos pedidos de ajuda de voluntários que enfrentavam o cenário de guerra pelo qual ninguém esperava.
Voluntários e membros da equipa juntaram-se a um pequeno grupo de pessoas dispostas a largar as suas vidas e seguir rumo à Polónia numa tentativa de ajudar animais e famílias em tudo o que pudessem.
Sem saber o que os esperava o nosso grupo deparou-se ao chegar com um cenário bem pior do que imaginavam.
Desde então têm feito de tudo um pouco, estabeleceram contactos com associações locais, criaram pontes de ajuda entre residentes e voluntários, prepararam armazéns para receber os animais, transportaram animais e famílias, organizaram e distribuiram donativos, colocaram a sua presença disponível 24 sob 24h, recebendo animais a meio da noite, prestando auxílio aos animais que chegam maioritariamente doentes e traumatizados.
A Ucrânia tem milhões de animais, a maior parte deles foram largados na rua, abandonados fechados nas habitações, acorrentados ou em abrigos onde o acesso é restrito e onde muitos já morreram, a União Europeia coloca tantos entraves na passagem destes animais pela fronteira que torna quase impossível que consigam passar e os que passam enfrentam longas viagens e chegam em estado deplorável. Os abrigos locais estão lotados e é necessário agir urgentemente para se conseguir colocar estes animais em segurança. o ideal é conseguir a ajuda de países vizinhos, que possam receber animais que estão nestes abrigos para que os que chegam da Ucrânia possam ser acolhidos para fazer a quarentena e os tratamentos necessários. Fazem falta: motoristas que possam levar alimentos aos animais que não onseguem passar a fronteira; mais armazéns e terrenos; alimentação e areia para gatos; jaulas e transportadoras; equipamento veterinário e todo o tipo de medicação, etc.
Por favor continuem a ajudar-nos a conseguir ajudar.
Voltar para o topo